quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Continuação do artigo - Blogs: Aplicação na Educação em Química

O blog pode ser usado em varias áreas, como o Dutra e cols. (2006), que usou o blog para saber se os alunos do ensino fundamental sabiam colocar seu conhecimento no blog, só que ele percebeu que muitos alunos ainda não sabem expor seus próprios conhecimentos.

Já o Moresco e Behar (2006), com o intuito de possibilitar o ensino e a aprendizagem de química e física no Ensino Médio, pro­puseram a criação de blogs educacio­nais, então os alunos elaboraram e publicaram tex­tos ilustrados e links para sites relaciona­dos aos conteúdos curriculares de química e física, assumindo a edição de seus blogs.

A construção dos blogs pautou-se no trabalho de Browntein e Klein (2006), no qual os autores, com o objetivo de ajudar no processo de decisão na sua implementação, sugeriram oito passos, descritos a seguir, para ajudar a construir e imple­mentar blogs no ensino universitário de ciências:

1) Decidir o propósito do blog

2) Decidir a autoria do blog

3) Esclarecer regras para freqüên­cia das postagens e estabelecer a avaliação destas;

4) Observar as políticas sobre o uso de blogs da instituição de ensino na qual serão aplicados;

5) Decidir se o blog será público ou privado

6) Criar um guia de regras de eti­queta para uso do blog por parte dos alunos;

7) Adaptar os blogs às necessida­des do ensino;

8) Tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula.

A primeira etapa na construção dos blogs consistiu em determinar a moda­lidade, a autoria e a privacidade destes.

Pode ser ralizada nos blogs:

· Escritas;

· Pesquisa;

· Reflexões;

· e comentários.

A segunda etapa consistiu na escolha de uma plataforma de blogs gratuita que se apresentasse estável, disponibilizasse um bom recurso de edição de texto, suportasse vários formatos de arquivos para a poste­rior utilização por parte dos alunos e possibilitasse a autoria coletiva e individual e a privacidade.

Foram feitos testes em plataformas de blogs disponíveis, de acordo com as regras citadas acima. O resultado dos testes apontou como melhor a plataforma a dis

ponibilizada pela Edublogs1 pelos se­guintes motivos:

· ser uma plataforma vol­tada especificamen­te para criação de blogs educacionais;

· possuir uma boa fer­ramenta de edição e suporte a diversos tipos de arq

uivos de texto;

· disponibilizar a criação de blogs coletivos e aceitar postagens individuais

com a identi­ficação dos usuários;

· apresentar a possibilidade de privacidade escolhi­da

· ser gratuita e de fácil utilização.

A terceira etapa consistiu na escolha do layout dos blogs propria­mente ditos.

Na quarta etapa, as regras para freqüência das postagens pelos alu­nos e a avaliação destas pelo profes­sor foram estabelecidas.

A quinta etapa consistiu em tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula e em fazer a sua adaptação às necessidades da proposta de en­sino da disciplina.

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