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O blog pode ser usado em varias áreas, como o Dutra e cols. (2006), que usou o blog para saber se os alunos do ensino fundamental sabiam colocar seu conhecimento no blog, só que ele percebeu que muitos alunos ainda não sabem expor seus próprios conhecimentos.
Já o Moresco e Behar (2006), com o intuito de possibilitar o ensino e a aprendizagem de química e física no Ensino Médio, propuseram a criação de blogs educacionais, então os alunos elaboraram e publicaram textos ilustrados e links para sites relacionados aos conteúdos curriculares de química e física, assumindo a edição de seus blogs.
A construção dos blogs pautou-se no trabalho de Browntein e Klein (2006), no qual os autores, com o objetivo de ajudar no processo de decisão na sua implementação, sugeriram oito passos, descritos a seguir, para ajudar a construir e implementar blogs no ensino universitário de ciências:
1) Decidir o propósito do blog
2) Decidir a autoria do blog
3) Esclarecer regras para freqüência das postagens e estabelecer a avaliação destas;
4) Observar as políticas sobre o uso de blogs da instituição de ensino na qual serão aplicados;
5) Decidir se o blog será público ou privado
6) Criar um guia de regras de etiqueta para uso do blog por parte dos alunos;
7) Adaptar os blogs às necessidades do ensino;
8) Tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula.
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A primeira etapa na construção dos blogs consistiu em determinar a modalidade, a autoria e a privacidade destes.
Pode ser ralizada nos blogs:
· Escritas;
· Pesquisa;
· Reflexões;
· e comentários.
A segunda etapa consistiu na escolha de uma plataforma de blogs gratuita que se apresentasse estável, disponibilizasse um bom recurso de edição de texto, suportasse vários formatos de arquivos para a posterior utilização por parte dos alunos e possibilitasse a autoria coletiva e individual e a privacidade.
Foram feitos testes em plataformas de blogs disponíveis, de acordo com as regras citadas acima. O resultado dos testes apontou como melhor a plataforma a dis
ponibilizada pela Edublogs1 pelos seguintes motivos:
· ser uma plataforma voltada especificamente para criação de blogs educacionais;
· possuir uma boa ferramenta de edição e suporte a diversos tipos de arq
uivos de texto;
· disponibilizar a criação de blogs coletivos e aceitar postagens individuais
com a identificação dos usuários;
· apresentar a possibilidade de privacidade escolhida
· ser gratuita e de fácil utilização.
A terceira etapa consistiu na escolha do layout dos blogs propriamente ditos.
Na quarta etapa, as regras para freqüência das postagens pelos alunos e a avaliação destas pelo professor foram estabelecidas.
A quinta etapa consistiu em tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula e em fazer a sua adaptação às necessidades da proposta de ensino da disciplina.
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