
O blog também pode ser aplicado na comunicação cientifica, pois os alunos têm uma oportunidade de aprender de método diferente à matéria coloca pelo docente. Pois tendo que ler artigos científicos e depois colocar postagem em seu blog é uma maneira legal de aprender um pouco mais da matéria.
Para aceitação do blog pelos alunos foi feito uma pesquisa quantitativa pela analise das reposta dos alunos, com cindo ponto com alternativa:
· Concordo Fortemente
· Concordo
· Indeciso
· Discordo
· Discordo Fortemente.
Dados os resultados da pesquisa, foram distribuídos segundo a ocorrência das alternativas escolhidas nas questões.
O questionário foi composto pelas seguintes afirmações:
· Eu considero a utilização do blog nesta disciplina relevante
· O blog deve ser mantido nas próximas edições da disciplina;
· Eu acho o blog fácil de usar;
· As instruções contidas no blog auxiliaram a realização das atividades.
O resultado da pesquisa foi colocado em um gráfico.
Nesse gráfico, para a afirmação de número 1, que trata sobre a relevância da utilização do blog na disciplina, mais de 50% dos estudantes registraram respostas favoráveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente. Essa afirmação trata da aceitação dos alunos ao uso da ferramenta como apoio às aulas presenciais.
Para a afirmação de número 2, que trata da continuidade do blog nas próximas edições da disciplina, mais de 70% dos estudantes registraram respostas favoráveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente.
Para a afirmação de número 3, que trata da facilidade do uso do blog, mais de 80% dos estudantes registraram respostas favoráveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente, sugerindo que um número considerável de alunos acredita na facilidade de uso do blog.
Por fim, para a afirmação de número 4, que trata do auxílio das instruções contidas no blog para a realização das atividades propostas na disciplina, aproximadamente 80% dos estudantes registraram respostas favoráveis, dentro das categorias Concordo e Concordo Fortemente, sugerindo que um número considerável de alunos acredita no auxílio das instruções contidas no blog para a realização das atividades.
Uma analise qualitativa decorre das reflexões e dos comentários publicados no blog, por meio onde os estudantes expõem suas opiniões em relação da utilização, aceitação. Vantagens e desvantagens do uso dos blogs.
As publicações foram reunidas em categorias que revelam aspectos mais enfatizados nas respostas dos estudantes ao questionário.
· Relevância da utilização do blog na disciplina:
A utilização do blogs, é muito relevante para a disciplina, principalmente para termos um meio a mais de comunicação com o próprio grupo e com a professora...
A sua importância os trabalhos que estamos desenvolvendo em sala de aula e em casa, acham inclusive que esse sistema de blogs.
· Facilidade/dificuldade de uso do blog:
O blog é simples para ser utilizado em sala de aula.
Dois alunos relataram as dificuldades encontradas na utilização do blog. Depoimento dos alunos.
Tive problemas com a senha de acesso, nunca lembrava a senha. Se pudéssemos escolher a senha seria mais fácil.
Foi um suplício descobrir como anexar arquivos na mensagem postada.
· Vantagens/desvantagens de uso do blog:
O uso do blog economiza papel.
Se o texto da atividade final não fosse escrito no blog e fosse escrito a mão não colocaríamos figuras, tabelas, gráficos...
· Outros comentários/reflexões:
Não imaginava que o blog poderia ser utilizado como recurso didático ou para atividades de ensino/aprendizagem.
Eu nem sabia o que era blog. Achava que era mais um recurso fútil da internet.
Alguns comentários foram reunidos em uma categoria à parte daquelas que foram exploradas no questionário de avaliação do blog, mas que julgamos importante destacar, por mostrar uma mediação assíncrona possibilitada pela ferramenta.
Com esse artigo proposto veio mostrar que o blog por ser usado para qualquer disciplina, quanto para o ensino fundamento e médio, para química e física quanto para a comunicação científica. A construção dos blogs, baseada nas sugestões do trabalho de Browntein e Klein (2006), mostrou-se um caminho enriquecedor, pois permitiu uma construção mais próxima das necessidades da proposta de ensino que a disciplina exige.
Com os resultados das avaliações dos blogs por parte dos estudantes sugerem boa aceitação e mostram o blog como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial de fácil utilização, e que pode contribuir na interação do professor e do aluno por meio da mediação em qualquer dia e horários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário